.

.
“Gay não é sinônimo de homossexualidade masculina. É apenas um movimento equivocado, que se acha porta voz de todos os homens que fazem sexo entre si.” Fraterno Viril.

NOVIDADES FRONT



NOVIDADES do FRONT é um micro-blog com informações rápidas aos nossos Adeptos



01 agosto 2017:
Morreu a atriz Jeanne Moreau (1928-2017). Sua carreira é impressionante, mas ressaltarei 2 filmes.
- ‘Querelle’ (1982), direção: Rainer Werner Fassbinder (1945-82). Participação antológica como dona do bordel local. Lá o marinheiro Querelle, interpretado por Brad Davis (1949-91), faz suas peripécias distantes do gayismo. Filme baseado na obra ‘Querelle de Brest” de Jean Genet.
- ‘Joana Francesa’ (1973), direção: Cacá Diegues (1940). Filmado no Brasil, teve Pierre Cardin como colega de elenco. A música tema ‘Joana, a francesa’ de Chico Buarque Holanda é inesquecível, notem o jogo de palavras entre o português e o francês.

09 julho 2017:
Link holandês para saborear trabalhadores braçais não ‘programados’. Sorte do povo da Holanda viver num país laico, sem hipocrisia e falso moralismo.
https://henkie1.tumblr.com

05 junho 2017:
Memórias da vida noturna paulistana no século XX, quando ‘entendido’ era equivalente ao termo ‘gay’:
https://musicnonstop.uol.com.br/uma-viagem-pela-cena-noturna-lgbt-de-sao-paulo-nos-ultimos-100-anos/

02 maio 2017:
Aprecio o cinema argentino contemporâneo. Esta lista é pequena, mas dá para o começo: Plata Quemada (2000); O Segredo dos Seus Olhos (2009); O Clã (2015); No Fim do Túnel (2016); Relatos Selvagens (2014); Truman (2015); Medianeras (2011); O Cidadão Ilustre (2016).

01 abril 2017:
Recruta Espartano postou ‘Jogando e sabendo perder’. Mais um texto para nosso fortalecimento e reflexão.
http://recrutaespartano.blogspot.com.br/2017/03/jogando-e-sabendo-perder-desde-que.html

17 março 2017:
"Concordo que seja perigoso equiparar uma relação homossexual com um casamento heterossexual. Porque então todo o sistema burguês de obrigações e o próprio conceito de propriedade viriam a baixo, a reboque." Christopher Isherwood (1904-86) - entrevista dada a Winston Leyland, 1973.

09 março 2017:
Disse o visionário beatnik Allen Ginsberg (1926-97), em entrevista de 1972 a Allen Young, sobre gays afetados e fofoqueiros:
"... a bicha privilegiada, exagerada, efeminada, mexeriqueira, rica, preocupada com a moda, dada a 'parler chiffon', e quase histérica."

01 fevereiro 2017:
Relendo a extensa obra ‘As Mil e Uma Noites’ (versão: Antoine Galland - apresentação: Malba Tahan), vi um trecho que me lembrou as Máximas Délficas. Coloquei-o na coluna vertical deste blog junto às máximas citadas. Obs: a linguagem do texto original é muito 'empolada', resolvi deixá-la mais coloquial (por minha conta e risco):
1. Não se abra com qualquer pessoa; o meio de viver em segurança é a entrega a si mesmo; não se comunique facilmente.
2. Não faça violência com ninguém, pois todos se revoltarão contra você.
3. Considere o mundo um credor a quem deve moderação, compaixão e tolerância.
4. Não diga nada quando o cobrirem de injúrias; estamos fora de perigo quando nos calamos.
5. O silêncio é o ornamento e a salvaguarda da vida; é preciso, ao falar, não assemelhar-se à tempestade que a tudo destrói; nunca se viu alguém arrependido por ter-se calado, porem são muitos os que se arrependem de ter falado.
6. Cuide bem dos seus bens; se não o dissipá-lo, servirá na necessidade; não seja avarento.


06 janeiro 2017:
‘Pogroms’ e extermínios terríveis acontecem, mundo afora, desde tempos pretéritos. Chacinas de grupos, ligados ao tráfico de entorpecentes, são fenômenos não tão recentes nas tristes periferias urbanas e presídios brasileiros. Uma nova modalidade de chacina é cometida por criminosos oligofrênicos que assassinam suas (atuais ou ex) mulheres, filhos, amigos, parentes próximos.
Reitero que nem todo homem possui natureza para ‘brincar de casinha’ ou ser refém do ‘crescei e multiplicai’. Crimes como estes ocorreriam, se tais caras não fossem ‘programados’?

11 dezembro 2016:
Intriga e divulgação maldosa da vida alheia faz parte do cotidiano de alguns homens brasileiros que se declaram ‘gays’. Não é incomum chamarem entre si por nomes femininos. Reinam em alguns segmentos profissionais, onde criam jargões tolos utilizados posteriormente por mulheres desavisadas. São continuamente desrespeitados e servem de caçoada generalizada. Não se emendam e orgulhosamente acham que estão sempre certos. Bravejam direitos e dignidade, mas não os praticam no dia a dia. Bebem do próprio veneno.

07 novembro 2016:
‘Lembrando Nick Crane’ postado por Recruta Espartano, é um assombro de texto. Para ler e reler; quem nunca passou por isto?
http://recrutaespartano.blogspot.com.br/2016/11/lembrando-de-nicky-crane_89.html

23 outubro 2016:
Reino Unido ‘perdoará postumamente’ 65 mil homens (15 mil ainda vivos) condenados por atos homossexuais. Tal lei foi abolida em 1967 (Inglaterra + País Gales), 1980 (Escócia), 1982 (Irlanda Norte). Perdão é para culpados: sexo (afeto) entre homens não é e nunca será um ato ilícito.

06 outubro 2016:
Mais uma entrevista bacana com Viggo Mortensen, um cara que eu admiro. Seu desapego aos excessos da internet + redes sociais + celulares, em prol de sua privacidade, bate com o que eu penso e sigo no meu cotidiano.
http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,viggo-mortensen-fala-de-seu-celular-antiquado-e-de-como-e-trabalhar-em-hollywood,10000063888
Se gostarem, leiam outra entrevista dele que anunciei aqui em tempos pretéritos (11 setembro 2012).

18 setembro 2016:
Palavras de Lawrence Ferlinghetti (97 anos), líder da geração beatnik e fundador da antológica livraria City Lights Books, epicentro da cultura beat em San Francisco-EUA:
- "Não sou budista, nem faço meditação. Na verdade, no inverno eu sou budista e no verão eu sou nudista.”
- "Fronteiras serão mais porosas e o mundo vai ser tomado por hordas étnicas em busca de abrigo e comida."
- "O anarquismo sempre foi um ideal, não uma ideologia. Nasceu no séc XIX e o mundo não tinha 1/3 da população atual. Anarquismo era possível quando não havia populações tão grandes. Hoje, a não ser que se tenha alguma forma de governo, as pessoas vão acabar matando uma às outras. E isso que começa a acontecer."
Entrevista "Lawence Ferlinghetti" - Raphael Sassaki - Folha São Paulo - página C3 - 03 setembro 2016.

02 setembro 2016:
Alvíssaras! Recruta Espartano postou em seu blog: “Inadequadamente Adequado” e “A Cena”. Este meu amigo virtual, de longa data, sempre nos surpreende com sua sapiência - equilíbrio - virilidade na medida certa. Um cavalheiro espartano que volta a nortear e alegrar nossas vidas. http://recrutaespartano.blogspot.com.br

19 agosto 2016:
Entrou em cartaz, em salas não comerciais de algumas capitais, o documentário "Lampião da Esquina" (Lívia Perez, 2016). Mais informações leia minha antiga postagem sobre o emblemático jornal: "Movimento Gay: histriônico e patético".
http://fraternoviril.blogspot.com.br/2011/05/movimento-gay-histrionico-e-patetico_89.html

01 agosto 2016:02
Jason Bourne (2016, direção: Paul Greegrass) é o 5º filme da Saga Bourne, baseada nos livros de Robert Lundlum: Identidade Bourne (2002, direção: Doug Liman); A Supremacia Bourne (2004, direção: Paul Greengrass);  O Ultimato Bourne (2007, direção: Paul Greengrass); O Legado Bourne (2012, direção: Tony Gilroy). Eu aprecio esta saga cinematográfica e Matt Damon retorna em grande estilo.

13 julho 2016:
Atores, ditos heterossexuais, desempenham com maestria e naturalidade cenas de sexo entre si. Estranhamente, atores homossexuais nem sempre. Exemplos de atores viris protagonistas de cenas tórridas e bacanas:
- Clemens Schick e Wagner Moura - Praia do Futuro (2014), direção: Karim Aïnouz.
- Ricardo Pereira e Caio Blat - Liberdade Liberdade (2016), direção: Vinícius Coimbra.

14 maio 2016:
Cena curta, porem contundente, no filme “Truman” (Cesc Gay - 2016). O personagem do ator Ricardo Darin, num momento de solidão e desespero, dorme de mãos dadas com o grande amigo interpretado por Javier Câmara. Depois de “O Clã” (Pablo Trapero - 2015), este é o 2º grande filme argentino que vejo neste semestre.  

18 abril 2016:
Felizmente, nosso parlamento foi democraticamente eleito pelo povo brasileiro. E ele espelha parte de nosso povo: ignorante, oligofrênico, mal caráter e hipócrita. A maioria dos parlamentares, domingo último, só faltou declamar a música Miss Suéter - Aldir Blanc.
"Dedico este título à mamãe, que tantos sacrifícios fez para que eu chegasse aqui ao apogeu com o auxílio de vocês".

03 abril 2016:
1. Peloponeso Laconia, adepto da Tradição Espartana, me recomendou um polêmico artigo (etiqueta em banheiros públicos) que provocou uma enriquecedora troca de ideias entre nós:
http://www.artofmanliness.com/2015/05/01/how-to-use-the-public-restroom-like-a-gentleman-an-illustrated-guide/
2. E no mesmo site, recomendo este artigo sobre exercícios direcionados aos presidiários. Fico imaginando a triste situação de nossos homens presos nas degradantes cadeias brasileiras:
http://www.artofmanliness.com/2015/08/05/the-prisoner-workout

02 março 2016:
Eventualmente, eu acesso o site The Art of Manliness. Ele não é dirigido exatamente a homens como nós (que fazemos sexo com homens), mas é preferível aos babacas sites gays (vade retro). Recomendo estes dois artigos, onde o autor faz um "mea culpa" do estrago que o fundamentalismo heterossexual masculino (pós 2ª guerra mundial) tem feito no afeto e amizade genuínos entre homens dos EUA:
1. “The history of male friendship”:
http://www.artofmanliness.com/2008/08/24/the-history-and-nature-of-man-friendships/
2. ‘’Male affection:  a photographic history tour’’:
http://www.artofmanliness.com/2012/07/29/bosom-buddies-a-photo-history-of-male-affection/

19 fevereiro 2016:
Umberto Eco (1932-2016), meu mentor intelectual, acaba de falecer hoje em Milão às 19:30hs (horário Brasília). “Número Zero”, seu último livro, está sendo saboreado aos poucos. “O cemitério de Praga”, “O pêndulo de Foucault”, “Baudolino”, “A ilha do dia anterior” foram as obras que mais me encantaram.

14 janeiro 2016:
Músicas e performances pop de David Bowie (1947-2016) nunca me interessaram. Como ator cinematográfico, ele foi impecável. O filme “Furyo - Em Nome da Honra” (Nagisa Oshima, 1983) é um deslumbramento: um oficial inglês (Bowie) está preso num campo concentração japonês (2ª guerra mundial). O comandante japonês do campo (Ryuichi Sakamoto) sente uma atração incontrolável pelo inglês, e a coisa desanda. A trilha sonora (Sakamoto) deve ser baixada, pois é um espetáculo à parte.

02 janeiro 2016:
Deu um trabalhão danado, mas a página IMAGENS (menu horizontal superior) ficou pronta. Para ser acessada apenas em monitores de boa resolução, jamais em celulares. São composições de imagens: de homens e para homens que praticam sua real virilidade.

21 dezembro 2015:
O Japão indenizará (US$ 8,3 milhões) as mulheres sul coreanas, ainda vivas, que foram escravizadas e serviram como prostitutas ao invasor exército imperial japonês (2ª guerra mundial). Muito curioso... até o século XIX, cada Samurai (vide página Tradição Viril) possuía seu próprio companheiro. Samurais foram extintos após a criação do exército nacional japonês, com clara referência ocidental. Somos até agora reféns de políticas imperialistas ocidentais desastrosas.  

20 novembro 2015:
Quando estou de saco cheio deste mundo oligofrênico (idiotizado), ouço estas 2 canções: é tiro e queda!
- Born To Be Wild - Steppenwolf:  https://www.youtube.com/watch?v=rMbATaj7Il8
- Born on the Bayou - Credence Clearwater Revival:  https://www.youtube.com/watch?v=fcTQCNntGEs

01 outubro 2015:
“O my brothers! O my others! Tend with lovingness and laud with sparkle spurt and splash the fervor and frivolity of the god between your thighs!” James Broughton (1913-1999).
James Broughton (1913-1999)

02 setembro 2015:
Alguém ainda aguenta fotos adornadas com a “película” do arco íris gay? Isto começou com aprovação do casamento civil de pessoas do mesmo gênero nos EUA... e caiu no gosto dos brasileiros “politicamente corretos”. Se 2 homens querem viver juntos e deixar herança para o outro, no caso de falecimento, que façam um contrato jurídico em vida. Esta coisa datada de deixar pensão é um acinte ao erário público; que cada um cuide de sua vida... morreu, acabou a “mamata”. Já bastam as escandalosas pensões de mulheres que são filhas de militares e juízes: a maioria é casada, não legalmente, para não perder seu “status de solteira” e a “boquinha”. Se 2 homens querem: brincar de casinha, ter monogramas (do casal) bordados em lençóis e toalhas, serem chamados de namorados / noivos / maridos, ser adeptos de futilidades / fofocas / tolos consumismos... não contem com meu apoio! Mas se quiserem adotar crianças enjeitadas e órfãs, terão toda a minha solidariedade. Meninos e meninas criadas por 2 homens viris (distantes do gayismo), jamais serão machistas e fascistas.

03 agosto 2015:
O Código dos Homens - Ed. Simonsen foi lançado cá em Pindorama. É a 1ª obra em português do Jack Donovan (JD), cujo pseudônimo anterior era Jack Malebranche.
Que fique bem claro: quem apresentou JD ao Brasil (em 2008) foi Ricardo Líper, acadêmico da Universidade Federal da Bahia. Pena que seu blog pioneiro, constando tal fato, foi extinto para dar lugar a outros. Fico indignado por Líper não ter sido chamado para fazer a apresentação de tal livro, pesquisador que é da virilidade distante dos “programados” e “gays”.
Este blog (outrora Espartano de Fato) já teve uma página chamada “Androphilia”: uma completa pesquisa (texto + iconografia) sobre JD. Ela foi “chupada” por dezenas de xeretas, pesquisadores, jornalistas que nunca deram o crédito do plágio... ética e honestidade inexistem na web. Atualmente na página Tradição Viril existe um verbete sobre a JD e sua Androphilia, que continua sendo plagiada à exaustão.

01 julho 2015:
Benicio del Toro - David Morse - Daniel Craig - Gareth Thomas - Gerard Butler - James Franco - Jesuíta Barbosa - Keanu Reeves - Marcos Pigossi - Rodrigo Simas - Tuca Andrade - Viggo Mortensen - William Shatner - Victor Garber.
Talvez estes homens sejam adeptos das antigas Alianças e Tradições Viris. Discretos, aparentemente eles não compactuam as tolices do fundamentalismo gay, que ainda influenciam homens homossexuais mundo afora. Tolices que pregam: hiper consumismo, valores que enfraquecem a virilidade, "sair do armário", casamento civil e "religioso" (com listas de presentes e famílias "emocionadas"), brigas públicas e ruidosas com posteriores separações divulgadas nas invasivas redes sociais.



13 junho 2015:
- Recente frase, dita numa novela televisiva, está dando o que falar: “Nem todo homem gosta de brincar de casinha”. Ela retrata homens como nós.
- 2 filmes do caralho neste 1º semestre: “Vício Inerente” (Paul Thomas Anderson) e “Relatos Selvagens" (Damián Szifrón).
- No vidro da entrada de um bar, aqui em Pindorama: "Cachorros são bem vindos... homofóbicos não."

17 maio 2015:
Escândalo nos fóruns jurídicos bonairenses. O juiz Horacio Piombo reduziu drasticamente a pena de pedófilo em Buenos Aires e deu-lhe liberdade. O réu Mario Tolosa, dirigente de futebol, violou menino de 6 anos e ficou por isto. Segundo o juiz, a vítima tinha tendência homossexual com hábitos de travestismo (?!) e já havia sido violado antes. Piombo sofre processos de cassação por outros absurdos: ele absolveu um pastor por abuso sexual de 2 meninas... segundo ele, em lugares pobres o sexo começa cedo. E assim caminha a humanidade!

30 abril 2015:
O Estado do Paraná tomou a dianteira nacional: tornou-se o centro de importantes decisões judiciárias e de manifestações trabalhistas. Sempre admirei este Estado, antigo território das emblemáticas araucárias. Minha solidariedade ao povo paranaense: je suis l’État du Paraná!

20 março 2015:
Esta notícia, saída recentemente num jornal paulista, me deixou intrigado. Transcrevo pequeno trecho, pois não encontrei o link da sua edição digital:
Putos Peronistas é um dos grupos argentinos mais intransigentes na defesa do chamado legado Kirchner... Essa ala política de homossexuais, travestis e transexuais - que idolatra a presidente e rejeita a palavra gay por ser ‘de direita’ - é avessa a qualquer postulante governista moderado, ainda que isso coloque em risco o poder. ”Defendemos a palavra puto, que é um termo marginal, e rejeitamos a palavra gay de direita”, explica Diana Aravena, secretária-geral da organização.
Fonte: “Escolha para sucessão divide kirchnerismo” - Rodrigo Cavalheiro - Jornal O Estado de São Paulo - 15 março 2015 - p. A21.
Eu considero o legado peronista (via Juan Domingos Perón, Evita, Isabelita) um câncer na política argentina, mas admiro profundamente a cultura e a politização deste povo.

02 março 2015:
Recomendo estes artigos (do mês passado) sobre grupos de gays HIV soropositivos que criminosamente infectam seus parceiros, sem que estes desconfiem. Para os espertos, nenhuma novidade... há muito tempo isto acontece. Existem porradas de comunidades na web, e fora dela, dedicadas a isto.
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,os-homens-que-passam-o-hiv-de-proposito,1637673
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,policia-investigara-homens-que-transmitem-hiv-de-proposito,1638495


10 fevereiro 2015:
“Birdman”
ou “A inesperada virtude da ignorância” é um filme denso e extraordinário. Sobre o constrangimento da contemporaneidade e suas pessoas toscas e rasas.
“O Jogo da Imitação” ou “Alan Turing, the enigma” é um puta filme. História verídica de um herói homossexual da 2ª Guerra, condenado à castração química. Espartano Alfa escreveu uma crítica em seu blog Cine Esparta:  
http://cineespartano.blogspot.com.br/

27 janeiro 2015:
Acesse este extraordinário vídeo: Thirteen or so minutes. Dois machos após uma foda, sem gayismo e afetação:
http://vimeo.com/71367571

07 janeiro 2015:
Paris, fim do século XIX:
"Um bom agente dos serviços de informação está perdido quando tem que intervir em algo que já aconteceu. Nosso trabalho é fazer acontecer antes. Estamos gastando um bom dinheiro para organizar tumultos nos boulevards. Não é necessário muito, poucas dúzias de ex-presidiários com alguns policiais à paisana; saqueiam-se três restaurantes e dois bordéis cantando a Marselhesa, incendeiam-se duas bancas de jornais e, depois, chegam os nossos, uniformizados, e prendem todos, após um simulacro de luta.
- E para que serve isso?
- Serve para manter os bons burgueses no auge da preocupação e para convencer a população que são necessárias atitudes fortes. Se tivéssemos que reprimir tumultos reais, organizados não se sabe por quem, não nos safaríamos tão facilmente.”

UMBERTO ECO - "O Cemitério de Praga" - Capítulo 14: Biarritz.

26 dezembro 2014:
Muitos, de nossos Adeptos, tiveram suas páginas do Facebook encerradas contra suas vontades. Com nova política de caça aos perfis falsos, esta empresa anda fazendo uma "peneirada" para se obter "selo de conta verificada" ou "selo de confiabilidade".
Aos desinformados, reitero que a empresa Facebook é reacionária e voltada à classe média careta - desinformada - oligofrênica. A empresa Instagram foi vendida ao Facebook em 2012, e incorporou os valores de seu comprador. Fujam da Santa Inquisição do Facebook - Instagram!
Apesar de ter sido vendida a empresa Yahoo, a empresa Tumblr continua com uma das redes sociais mais liberais do momento: 
https://www.tumblr.com/
E não desprezem nunca os E-mails. Uma rede social pode ser extinta sem aviso prévio. Já um e-mail só será excluído se o titular assim o desejar; existem milhares de e-mails de caras que já faleceram e ficarão “ad eternum” na Web.

08 novembro 2014:
"La verdad está aquí dentro, fuera sólo hay ira. Si piensas que la aventura es peligrosa, prueba la rutina. Es mortal."

Sábias palavras de um caminhoneiro espanhol em seu blog (de web design muito confuso): La marcha del camionero. Num futuro não distante, pretendo conhecer este cara na Península Ibérica.

23 outubro 2014:
Meu padrão estético masculino é a somatória do caráter com a força interior do sujeito. As imagens, que ilustram meu blog, são licenças poéticas visuais sem conotação de preferência étnica.
Gostaria de encontrar, na web, imagens de machos de outras etnias e culturas. Porém, esbarro em países onde homens sofrem castradoras regras religiosas e censura nos meios de comunicação.
Os Adeptos da Tradição Espartana e das antigas Alianças Viris são homens de todo jeito: com a saúde em dia, mutilados, com necessidades especiais, soropositivos (síndromes variadas), de diferentes etnias, e de todas as idades. Devemos ser fraternos e solidários (ações e palavras) com nossos iguais de todos os rincões.
A solidão é temporária. Evitemos a obsessão contemporânea pela busca de homens esteticamente perfeitos. Procuremos parceiros e amigos comprovadamente éticos e viris.

05 outubro 2014:
Salvem-se quem puder!
Governo brasileiro aparelhando partidos políticos que o sustenta, com dinheiro público, nas barbas da fraca e inoperante oposição.
Casas parlamentares brasileiras (municipais, estaduais, federais) reféns de bancadas religiosas medievais, tornando o Brasil mais um país teocrático e atrasado.
Conservadoras e burras correntes LGBTT propondo equiparação de direitos civis com casais, ditos heterossexuais, e seus valores burgueses do crescei e multiplicai.
Milícias e facções criminosas, altamente sofisticadas, já não são páreos para nossas fracas e desaparelhadas polícias civis - estaduais - federais.
Fronteiras brasileiras terrestres abertas a qualquer forasteiro de qualquer continente, com ou sem documentação. Afinal nós nos tornamos, faz tempo, uma terra de ninguém!
"Em uma sociedade que aboliu todo tipo de aventura, a aventura que resta é abolir a sociedade."
Internacional Situacionista  -  graffiti, maio 1968


30 agosto 2014:
Os Mercenários I - II - III (2010 - 2012 - 2014) é uma boa diversão, para ser revista, com a deliciosa canastrice assumida dos atores. A saga III fecha a trilogia com dois membros do grupo anunciando a todos que são parceiros e amantes. Tal cena acontece na festa de confraternização final do grupo num bar em New Orleans. Independente da ideologia imperialista e mercenária que move os envolvidos, o que me encantou foi a camaradagem entre os homens desta empreitada. Não há homem que não tenha sonhado, um dia, em se envolver numa grande aventura para se renovar - tentar encontrar seus iguais - curar seus males.

15 julho 2014:
Tudo já foi dito sobre a Copa Mundo 2014 realizada no Brasil. A simpatia da vencedora seleção alemã; a antipatia e falta de fairplay da seleção argentina; o vexame da pseudo-seleção brasileira cujo medíocre treinador usou e abusou de ultrapassadas técnicas esportivas e de auto-ajuda típicas de líderes religiosos cafonas e reacionários... vide o termo “família Scolari”. Que esta derrota, conhecida como “mineiraço”, seja o início de mudanças profundas (sociais, políticas, econômicas, estruturais) em nosso país, que esbanjou simpatia e hospitalidade nas cidades sedes.
Este artigo “A criminosa novela da derrota anunciada - Eugênio Bucci”, enviado por um adepto das Tradições Viris, foi meu predileto:
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-lacrimosa-novela-da-derrota-anunciada-imp-,1526349

29 junho 2014:
Por ora, não participo de redes sociais. Suponhamos que eu abra uma comunidade, para um contato mais dinâmico com adeptos das Tradições Viris. Alguns caras solicitarão para ser adicionados, e eu cordialmente o farei. Aí vc entra na página de um incauto cidadão "amigo" (ou "seguidor") e lá encontra: o primo ou amigo gay com sobrancelhas depiladas (um clássico); a colega de trabalho (fofoqueira e encalhada) que "adora" boîte gay (outro clássico); o rabino que fez o seu bar-mitzvá de Curitiba-PR; o Padre Jorginho da Igreja N. Sra. Paz de Ipanema-RJ; um selfie com o Pe. Marcelo de São Paulo-SP; a avó ao lado do finado Chico Xavier de Uberaba-MG; o avô militante de esquerda ao lado do finado Dom Hélder Câmara de Olinda-PE; a tia-avó ao lado da (também) finada Mãe Menininha do Gantois de Salvador-BA... e por aí vai. Sem contar os parentes do interior, que são políticos e/ou da Maçonaria - Lions Club - Rotary Club. Entenderam o drama?

15 junho 2014:
I. Nós, adeptos das Tradições Viris, não apoiamos e não participamos de grupos - movimentos - comunidades que abundam na internet; não concordamos e não nos identificamos com eles. Solicitamos que não nos envolvam e não nos divulguem em tais “organizações”.
II. Nossos adeptos estão em todos rincões brasileiros e mundo afora. Alguns preferem que seus e-mails sejam ocultos, outros que eles sejam revelados; não nos responsabilizamos por ninguém. Nós não participamos de redes sociais e usamos a web com parcimônia; somos sensatos, pois a internet tornou-se um ninho de pessoas nem sempre confiáveis.
III. Nós não somos movimento ou organização; não promovemos encontros; não solicitamos apoio financeiro; não temos associados ou filiados. Somos homens viris e adultos, maiores de 21 anos; independentes economicamente; politizados com visão democrática e libertária; discretos e avessos à exposição.

25 maio 2014:
I. Um adepto das Tradições Viris (TVs) me escreveu algo, que sintetiza o pensamento atual de muitos de nós: "de saco cheio de estar de saco cheio e ver a vida passar sem brilho e vivacidade".  Pois eu espero que a vida nos reserve novos tempos: interessantes e aventureiros (licença poética); com isto evitaremos dissabores, desencantos, doenças e desequilíbrios.
II. Geralmente os caras que me escrevem são bem humorados e parecem ser homens interessantes. A pergunta recorrente da maioria é: como e onde encontrar adeptos das TVs. Minha resposta de praxe é a mesma: se descobrirem, me avisem de imediato. Nesta caretice de país, que se tornou esta bosta de Brasil, fica difícil encontrar homens como nós. Não divulgo meus contatos e não me responsabilizo por ninguém. Infelizmente alguns, que se dizem ser dos nossos, são perigosas farsas e personagens doentios... olho vivo!

12 maio 2014:
Sou leitor de jornais impressos, desde criança por costume familiar, e aprecio quem tenha este hábito. Esta nota (jornal Estado São Paulo - p. E2 - 11/05/2014), enviado por um adepto paulistano das Tradições Espartanas, agradavelmente me chamou a atenção:
"Mas eu não sou o Nascimento. E por que um gay não pode ser viril?"
Wagner Moura, ator, respondendo à pergunta sobre como o público se sentirá vendo o Capitão Nascimento interpretando um homossexual no filme Praia do Futuro, do diretor Karim Aïnouz.


06 maio 2014:
O mundo islâmico não é homogêneo: Turquia (povo turco otomano), Irã (povo persa), Arábia Saudita (povo árabe) só possuem a religião em comum... e nada mais. Tenho um profundo respeito pela milenar cultura destes povos, e sou solidário com as consequências (políticas, econômicas, sociais) que eles sofrem até hoje por conta do colonialismo europeu (séc. XIX e XX).  Curioso, eu descobri estes links abaixo; acesse-os com respeito e sem o ranço preconceituoso ocidental:
- Aborda o atual aumento do sexo entre homens em alguns países islâmicos. A explicação é falta generalizada de mulheres com o término da escravidão feminina e pelo fato de que homens ricos tenham muitas mulheres:
http://gatesofvienna.net/2013/02/homosexuality-in-iraq-and-saudi-arabia/
- No final, o texto diz que determinadas etnias afegãs acham sujo o sexo entre mulheres e limpo entre homens:
http://www.queerty.com/afghanistans-male-soldiers-are-having-sex-with-other-guys-but-dont-call-them-homos-20100129/

30 abril 2014:
Esta entrevista de Espartano Alfa (2008) continua atual. Os fundamentos da Tradição Espartana vieram para ficar e são atemporais.
http://kk2011.confabulando.org/index.php/Main/EntrevistaComRicardoLiper

12 abril 2014:
"Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar? Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes... então não haverá luta. Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui." Autor desconhecido.

1º abril 2014:
Trocando ideias com Espartano Alfa, via web, veio à tona o universo da Metafísica. Ele me escreveu algo pleno de licença poética que, com sua permissão, exponho aqui.
“Metafísica Espartana:
A luta que os adeptos da Tradição Espartana travam no dia a dia é sempre em três níveis: o pessoal com o auto domínio; contra as pessoas tóxicas e o mundo ao redor; e no nível metafísico. 
Os dois níveis iniciais são óbvios: treinamento pessoal para vencer. 
O terceiro nível: todos os guerreiros eram também místicos ou mexiam com o invisível. Desde que não nos faça mal, por que não utilizá-lo como arma? Saber não ser enrolado nesse terreno; ser sensato, mas considerar; acender o lado bruxo de cada um. E mesmo que nada disso seja verdade, não importa. Ricardo Líper - 2014.”

21 março 2014:
Alguns dos adeptos das Tradições Viris possuem alguma deficiência física contínua (psíquica, neurológica, anatômica): congênita, adquirida (acidente, violência...), desenvolvida na velhice (artrite, artrose...), etc.
É necessário atendimento especializado: seja com fins terapêuticos (fisioterapia, estimulação motora) ou para se aprender a lidar com a deficiência desenvolvendo suas potencialidades.
Quem sabe se alguns dos nossos, que trabalham nesta área (médicos, fisioterapeutas, etc), não possam nos auxiliar? Esta colaboração poderia ser de forma anônima, com informações pertinentes. Advogados e outros profissionais também seriam bem vindos com orientações sobre assuntos diversos. A ideia está lançada.

05 março 2014:
Acredito que todo homem ético, independente de sua orientação sexual, deveria ficar distante da ganância e da homofobia. Estas verdadeiras pragas são o mote principal de dois filmes atuais: O Lobo de Wall Street e Clube de Compras Dallas, ambos com atores e direções excepcionais. Coincidentemente, estas histórias verídicas são passadas na década de 1980. Hoje, em plena 2º década do século XXI, tais fatos continuam em alta... basta ficar atento e olhar ao seu redor.

09 fevereiro 2014:
Infelizmente, eu sou o cara menos indicado para arregimentar os adeptos das Tradições Viris (TVs).
No passado fiz uma tentativa criando uma rede social espartana, já devidamente extinta, e deu tudo errado. Não adianta escrever claramente, em nossos links espartanos, para que servem as TVs e para quem ela é dirigida. A preguiça da leitura de alguns e a oligofrenia de outros, colaboram para um desentendimento absurdo e desnecessário. Quem quiser encontrar seus camaradas, que o faça por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por nada e nem por ninguém.

31 janeiro 2014:
O filme "47 Ronins" estreia hoje no Brasil. O personagem de Keanu Reeves não é samurai, mas possui todas as qualidades de um: segue os fundamentos do Bushido, apesar de ser filho de mãe camponesa japonesa e de pai marinheiro inglês.
Espera-se que esta filmagem não cometa os erros de "300", que edulcorou (ao gosto da classe média norte-americana) e mutilou a verdadeira história dos guerreiros tebanos, e não espartanos.
Guerreiros samurais, tebanos, espartanos (entre outros) faziam sexo com gênero oposto, se assim desejassem, visando apenas a procriação. Viviam, afetivamente e sexualmente, com seus companheiros de armas.
Admiro Keanu Reeves, Vigo Mortensen, Benicio del Toro: claramente são homens de nossa cêpa. São avessos ao estigma de celebridades e jamais são vistos dando satisfação de suas vidas privadas.

30 dezembro 2013:
Nossa Fraternidade surgirá no momento adequado; seus alicerces serão sempre as Tradições Viris. Será composta por sinceros adeptos da TE, homens discretos e avessos a exibicionismos que tenham seus treinamentos (agogê e aretê) comprovados. As lideranças surgirão espontaneamente em todos nossos rincões: machos adultos equilibrados, avessos ao poder, independentes e donos de seu próprio nariz. Desejo a todos: um excelente 2014, com muita saúde e realizações!

03 dezembro 2013:
"Revenge porn" está em alta, segundo a imprensa tupiniquim. Imagens e vídeos (intimidades não consentidas) são postados na web, provocando humilhação pública e linchamento moral. Os algozes são preservados pelo anonimato virtual, enquanto manipulam e chantageiam suas vítimas de forma criminosa. Cuidado com tolos relacionamentos virtuais, com o que falam e escrevem. Não compartilhem sua privacidade, tudo é para sempre na internet.

25 novembro 2013:
Espartano Alfa nos indicou (artigo e vídeo) sobre Alan Turing, criador do computador. Apesar de herói na 2ª Guerra, foi supliciado e processado pelo governo britânico por conta de sua homossexualidade; sofreu tratamento hormonal forçado e suicidou-se.
http://super.abril.com.br/tecnologia/alan-turing-441797.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=S23yie-779k

03 novembro 2013:
O humor escrachado do "Porta dos Fundos" me agrada. Vem a calhar nestes tempos de caretice e imbecilidade reinantes:
http://www.portadosfundos.com.br/deu-mole/
http://www.portadosfundos.com.br/boas-vindas/
http://www.portadosfundos.com.br/exercicio/
http://www.portadosfundos.com.br/mecanica/
http://www.portadosfundos.com.br/deputado/
http://www.portadosfundos.com.br/debate/

02 outubro 2013:
A obsessão (de alguns homens) pelo pênis e seu tamanho está tomando proporções doentias. Links com imagens de paus exageradamente bem dotados (reais ou "montados") estão fazendo muito mal aos homens inseguros.
Porra... tem cara que anda com tanta vergonha de seu pau, que não se troca mais em público, não toma banho em clubes - academias - saunas, tem até vergonha de mijar em mictórios públicos.
Nosso pau (pequeno ou grande, feio ou bonito) é nosso tesouro, portanto cuidemos bem dele. Além de urinar e procriar (para quem deseja), ele foi feito para nos dar muito prazer.
O falo sempre foi adorado, de forma sacra ou profana, da Antiguidade aos nossos dias. Relaxem e observem as viris esculturas greco-romanas com seus paus absolutamente corriqueiros. Parem de encher consultórios de psicólogos / psiquiatras com estas tolices de gays imbecis e sigam suas vidas como homens de verdade.

24 setembro 2013:
Um caminhoneiro espanhol tem um antigo link (La marcha del camionero) para encontros de homens de sua profissão, seja em Espanha ou rotas européias. Um blog simplório e sem sofisticação, mas que cumpre seu papel.
http://lamarchadelcamionero.blogspot.com.br
Imagine se aqui neste Brasil cada vez mais conservador, há alguma chance disto. Quem pega qualquer estrada brasileira, sabe que a maioria dos caminhoneiros é tosca e preconceituosa: vítima da ignorância e violência do seu meio social.

08 setembro 2013:
Não sou arauto de novidades e tendências: sou atemporal. As grandes novidades, que começaram na Antiquidade, terminaram na década de 1970.

24 agosto 2013:
Sou um homem que cultiva o anonimato cá em Pindorama e alhures. Cada vez mais, não gosto de me expor ou falar de mim. Meu blog não passa de um amontoado de crônicas verdadeiras. Não quero e não pretendo exercer qualquer tipo de liderança, não é de meu feitio.

21 julho 2013:
Um camarada do Rio de Janeiro me perguntou se havia homens como nós num pequeno e civilizado país platino, vizinho ao nosso, onde vivo ocasionalmente. Respondi que provavelmente sim, mas (como os brasileiros) são homens sem noção da história e genética que carregamos. Ele respondeu então: "... nem todos os homens livres compartilham as Tradições Viris, ainda que as pratiquem sem saber...".

20 junho 2013:
Esta foi a melhor frase que ouvi nas últimas semanas: "Feliciano: me cure, que eu como tua mulher!"
Este senhor (Marcos Feliciano) é um perigoso deputado federal (bancada paulista do PSC) e um pseudo-pastor de uma pseudo-seita cristã: testa de ferro de grupos e lobbies fascistas e ignorantes. Tentam impor leis medievais e inquisitoriais em nosso país, como a cura da homossexualidade masculina.
Fiquem alerta!

01 junho 2013:
Estes 5 textos sobre Testosterona merecem ser lidos, com atenção e calma, por homens com mais de 50 anos. É sempre bom ler opiniões diferentes do que está sacramentado na medicina e na mídia:
http://www.artofmanliness.com/2013/01/13/testosterone-week-intro/
http://www.artofmanliness.com/2013/01/14/testosterone-benefits/
http://www.artofmanliness.com/2013/01/15/how-testosterone-is-made/
http://www.artofmanliness.com/2013/01/16/normal-testosterone-levels/
http://www.artofmanliness.com/2013/01/18/how-to-increase-testosterone-naturally/

08 maio 2013:
"Como dar um aperto de mão" é um vídeo que merece ser visto. Não importa o idioma deste link, se fosse em ucraniano entenderíamos do mesmo jeito.
http://www.artofmanliness.com/2013/06/08/how-to-give-a-manly-handshake-video/

15 abril 2013:
Iniciei este blog no dia 15 de abril de 2009. Em 2008, descontente com os rumos do Gayismo, passei a pesquisar assuntos relativos ao homoerotismo desvinculado do adjetivo gay e do movimento LGBT. Foi quando descobri os estudos acadêmicos de Ricardo Líper e passei a ter uma constante e profícua troca de mensagens com ele. Seus estudos sobre a Tradição Espartana me ajudaram a ser um homem mais ético, seguro e saudável
Com sua autorização, iniciei um blog chamado Blog do Iolaus: Iolaus era meu antigo codinome. Posteriormente, o blog e meu nome foram trocados por Espartano de Fato; atualmente é Fraterno Viril.
 
08 março 2013
Por razões éticas e legais, somente divulgarei e postarei assuntos que nos enalteçam e engrandeçam.
Achava coerente a divulgação de links ligados a grupos que se apresentavam descontentes com os rumos do Gayismo. Aos poucos, descobri que alguns deles são porta-vozes de pregações ilegais e deploráveis, proscritas do mundo civilizado: antissemitas - neofascistas - neonazistas, acrescidos de pedido de ajuda monetária. 

27 outubro 2012:
Os sagazes artistas do passado (pintores, afresquistas, mosaicistas, escultores, arquitetos e construtores), além de talentos incomuns, tinham grande traquejo cultural universal. No Renascimento e Barroco, driblavam a repressão do catolicismo romano com cenas pagãs da beleza viril, deixando a viadagem do clero com o "cu piscando". Acessem o formidável acervo deste link, da Antiguidade aos nossos dias. São obras da Europa, Ásia Menor, Mediterrâneo, Norte da África, que servirão para aprimorar nossa sensibilidade e cultura geral.

11 setembro 2012:
O ator Viggo Mortensen (conhecido pela trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis) recentemente deu uma grande entrevista. Cinquentão, nascido nos EUA, filho de dinamarquês e norte-americana, passou a infância e adolescência na culta e bela cidade de Córdoba-Argentina, pois seu pai lá trabalhava. Já adulto casou-se com uma roqueira, teve uma filha e separou-se no início da década de 1990. E parou por aí, felizmente. Muito discreto, Viggo mora faz tempo na Espanha. E como Benicio del Toro (outro homem exemplar), não dá satisfação a ninguém de sua vida privada. Sua entrevista é voltada para nós como se fosse uma mensagem cifrada, um Codex.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,encontros-com-o-estadao,907903,0.htm

02 agosto 2012:
Morreu Gore Vidal, um dos maiores escritores norte-americanos. Aristocrata de nascimento, botou o dedo na ferida do puritanismo (fundamentalismo cristão) e da hipocrisia de seu país. Não deixava pedra sobre pedra. Fez e escreveu o que quis durante toda sua vida, foi amigo e transou (segundo ele) com quase todos o caras da Beat Generation. Como todo bom intelectual, combativo e libertário, calava a boca de seus adversários com suas bem fundamentadas ideias de suas antológicas obras. Homens como este fazem muita falta. 

25 julho 2012:
Na Estrada (On the Road), filme de Walter Salles, está nas boas salas de cinema do país desde o inicio de julho. Filme soberbo com fotografia, elenco e trilha sonora (bebop) impecáveis. Baseado na obra homônima de Jack Kerouac, fala da brilhante geração beatinik (Beat Generation) do pós-guerra até os anos de 1950 e dos seus excessos com álcool e droga. O livro editado cá em Pindorama (Brasil) em 1984, foi relançado. Quem tiver mais interesse pelo assunto, leia também Allen Ginsberg e William Burroughs.